"Louvado seja aquele que correndo por entre os escombros da guerra da política e das desgraças públicas preserva a sua honra intacta" (Simon Bolívar)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Este Comentario foi tirado do jornal Diário e transcrito na integra

DESAFIO (Lino Chixaro 21/10/2009)


Aqui mesmo deste espaço, sempre fui um crítico da situação em que se encontra o setor de Segurança Pública no Amazonas. Sem condições de trabalho adequadas e sem diretrizes claramente definidas, a polícia está perdendo feio para a criminalidade violenta.

Algo tinha que ser feito. Segundo anuncio, o governo do Estado vai dar atenção especial á segurança pública. E o que é melhor dialogando com a sociedade que é a sua destinatária final e certamente tem interesse em contribuir.

Pode-se perguntar por que só agora o governo tomou essa medida, que todos entendiam necessária há muito tempo. Ora, veio agora porque só agora a ficha caiu, empurrada pelos índices de criminalidade. Mas a mim não importa que tenha vindo tarde. Importa que tenha vindo, e que traga resultados.

Não se espere grandes mudanças em curtíssimo prazo. As deficiências são crônicas e o problema é complexo. Mas havendo recursos, definição de propriedades, decisão política e delegação de competências, as melhorias virão em médio prazo.

Ao aceitar uma delegação tão espinhosa como essa, o vice-governador Omar Aziz sabe que tem pela frente um dos seus maiores desafios. É um exemplo de compromisso, porque o risco é realmente muito grande para qualquer político.

O maior desafio, em minha opinião, é dar nova motivação à polícia Civil, que está visivelmente desestimulada em relação às suas tarefas diárias nas delegacias. Sem esse trabalho permanente e eficaz de delegados, investigarem, peritos etc. a impunidade se estabelece diante da lei, porque os criminosos ficam soltos ou deixam a cadeia, encorajando na ponta a criminalidade.

Torço para que as coisas melhorem efetivamente, e tanto quando mais breve. A omissão no Rio de Janeiro gerou uma situação quase incontornável. É um exemplo que não deve se seguido.



Comentário de Bolívar-SD PM



O maior desafio, na minha opinião é o senhor Eduardo Braga junto com os Deputados Estaduais começarem a valorizar não só o Polícial Civil, mas também os praças da Polícia Militar do Amazonas que trabalham todos os dias em viaturas que não tem as mínimas condições de segurança para dar segurança à população. O que eu questiono aqui é a falta de valorização dos recursos humanos que praticamente não existe na PMAM. Observe senhor Deputado Lino Chixaro, existem policiais que estão com mais de 10 (dez) anos na função de soldado ou Cabo que nunca foram promovidos a nada, ou seja, nós não temos nenhum incentivo, nenhuma perspectiva de ascensão na carreira militar. Não adianta o Governo dizer que vai investir 100 milhões na segurança pública se ele não começar primeiro valorizando os recursos humanos. Uma Empresa ou Instituição bem sucedida começar primeiro valorizando os RHs.

3 comentários:

  • Anônimo says:
    25 de outubro de 2009 às 18:00

    critica construtiva.!
    soldado Bolivar. vc é um praça muito inteligente, mas perdoe-me.
    nao concordo com a sua afirmaçao. "policia civil que ganha muito bem diga-se de passagem"!
    sou praça assim como vc. mas discordo dessa sua afirmação.
    o que é ganhar bem pra vc?
    os policiais civis nao estão parados nao. a PEC 549 vai ser aprovada e eles ganharão 9.000 mil reais. muito justo.
    não são eles que ganham bem, somos nós que ganhamos mal.
    sou seu admirador.
    gostei muito deste site.
    vamos a luta a favor da PEC 300.

  • Prof.Bolívar says:
    25 de outubro de 2009 às 19:35

    Caro companheiro, acho que houve um mal entendido na sua interpretação: Quando digo que o policial civil ganha muito bem, diga-se de passagem, me refiro ao desempenho do trabalho policial militar x policial civil. Quem trabalha mais? Quem está diuturnamente nas ruas? Se você parar para analisar quem deveria ter um melhor salário?
    Você não acha que o Lino Chixaro sendo um representante do povo deveria lutar pela melhoria das duas policiais.?
    No 5º parágrafo onde Lino Chixaro cita o maior desafio é dar motivação à policia civil subtende-se além dos bla bla blas o aumento de salário.
    Um grande abraço companheiro, e me desculpe se o meu comentário foi mal colocado, mas é o meu ponto de vista.
    Em relação a PEC . De acordo com o Blog Militar Legal: Os Policiais Civis tentaram pegar carona na PEC 300, conseguindo no mesmo dia 07, apensar a PEC 340/09 , de autoria do Deputado Federal Marcelo Ortiz(PV-SP), que estabelece a equiparação das polícias civis do Brasil com os agentes da polícia federal. Eles aproveitaram a mobilização nacional dos PMS e BM tentaram fazer sua PEC tramitar junto no mesmo dia da aprovação da nossa PEC na CCJC, porém como seu texto não se trata de piso mínimo, mas EQUIPARAÇÃO, contata-se uma inconstitucionalidade, tendo sido no dia seguinte (08/04), para nossa sorte, deixando assim de prejudicar a tramitação da nossa PEC 300/08. Fonte: http://militarlegal.blogspot.com/2009/04/policiais-civis-quase-tentaram-pegar.html

  • Anônimo says:
    27 de outubro de 2009 às 10:57

    falou irmao de farda.
    todos nós aguardamos ansiosos esta pec.
    pois se depender do DUDU braga, nao cairá nada.
    nao me importo com salario dos outros. só quero e acho justo todos nós ganharmos melhor.
    até porque cada policia tem seu papel.

    mudando de assunto.
    vc sabe quando vai sair o bg informando o total de vagas para cabos e sargentos para seleção interna.?

Postar um comentário